26 de mar. de 2011

CTA Convidado para a DTCC Audi


Uma ótima notícia para o CTA foi anunciada pelo Coordenador do Curso Prof. Solimar. A Oficina MC Tubarão, equipe de competição que participa do Brasileiro e Gaúcho de Endurance, fez uma proposta para o Curso Automotivo. 

A proposta é para que nossos alunos participem da equipe de competição da nova categoria do automobilismo brasileiro, a DTCC AUDI (Driver Touring Car Cup Audi), que começa suas atividades em 2011. A tarefa dos alunos do CTA será auxiliar a equipe principal nos treinos e nas corridas.

Criada pela Revista Driver, a nova categoria usará modelos Audi A3 Turbo, todos preparados pela MC Tubarão. Será a primeira vez na história em que a Audi patrocina uma categoria somente com carros da própria marca. 

Os pilotos não compram o carro e não precisam trazer equipes. A infra-estrutura é oferecida por R$ 178 mil por temporada, para um ou dois pilotos. Todos os carros são preparados da mesma maneira para haver igualdade entre os competidores. O Audi A3 Turbo de 230 cv, câmbio manual,  roda Scorro 18 polegadas, pneus Perreli Pzero e injeção Motec, foi o modelo escolhido para categoria.

Este ano serão 6 etapas com duas baterias cada, pois poderão ser dois pilotos por carro. A primeira corrida ocorrerá de 8 a 10 de abril em Curitiba, mas o CTA ainda não participará desta. Já estão marcadas provas nos dias 17 de junho no Rio Grande do Sul (Velopark), 22 de julho no Mato Grosso do Sul (Campo Grande), 27 de agosto em São Paulo (Interlagos), dia 16 de setembro em Curitiba novamente e 7 de outubro no Velopark outra vez. 

As primeiras etapas serão fechadas ao público, mas já há uma negociação com um canal de TV por assinatura (provavelmente Band Sports) para transmitir as corridas. 

Além de 5 alunos do  Curso Técnico Automotivo da Liberato, também farão parte da equipe 11 alunos da Engenharia Mecânica da UFRGS. As etapas ocorrerão em vários autódromos brasileiros, muitas vezes exigindo da equipe atividades desde a quarta-feria anterior à corrida. 

Solicitamos aos interessados em participar, que entrem em contato com a coordenação do curso ou mandem email (automotivo.liberato@gmail.com), em um primeiro momento será dada preferência aos ex-alunos. Contudo, acreditamos que esse será apenas o começo de uma longa e promissora parceria que trará reconhecimento e prestígio, no meio automotivo, tanto ao curso como aos alunos.


Assista abaixo o video de lançamento da nova categoria no You Tube.  E, clicando aqui, você vê o original direto da página da DTCC. 


Traga seu Veículo para um Check-List

O Curso Técnico Automotivo convida a comunidade da Fundação Liberato: Traga seu veículo para fazer uma revisão em nossa oficina.

Fazemos um Check-list completo e lhe apontamos possíveis necessidade de manutenção ou desgastes em peças ou componentes. Fazemos também pequenos reparos e alguns tipos de consertos, bastando que para isso o proprietário adquira as peças a serem substituídas. Oferecemos parecer técnico sobre as condições do veículo e assessoria para busca de soluções e locais mais adequados para cada marca/modelo.

Para agendar um horário, entre em contato com o Laboratório do Curso Automotivo e  fale com o Professor Nereu ou com o Auxiliar Junior.

A História das Coisas

Segue abaixo um video que não é, em primeira análise, da área automotiva, mas que, com certeza, tem a ver com a cadeia produtiva da qual os veículos automotores são uma fatia considerável.


Trata-se da descrição do ciclo de vida dos bens materiais e aborda de forma bem sincera o que ocorre na indústria de uma forma geral. É de extrema importância que todos tomem consciência do desperdício de nossa forma de consumo.

A História das Coisas foi criado e narrado por Annie Leonard, uma especialista em comércio e cooperacão internacional, desenvolvimento sustentável e saúde ambiental. O documentário mostra de forma bem simples como colaboramos diariamente para destruir o planeta. 


Não deixe de assistir, é muito bem feito e vai direto ao ponto, mostrando dados de uma pesquisadora com argumentos científicos e com informações importantes nunca divulgadas pelos grandes conglomerados midiáticos.



Reunião de Estagiários

Aconteceu hoje, às 9h, no auditório da Liberato, a primeira reunião de estagiários do ano. Foram dadas as boas vindas e algumas informações gerais sobre a NUPE e sobre a confecção dos relatórios parciais e finais.

Em um segundo momento, cada curso teve sua própria reunião, sendo que o CTA realizou a sua no laboratório automotivo estático. Eram esperados, segundo a lista dos professores, cerca de 38 alunos, mas apenas 4 compareceram.

Entre os assuntos abordados, estão a escolha do representante discente da comissão de formatura e o orador da turma que se forma em outubro. Os professores aproveitaram para dar dicas de como fazer os relatórios finais do estágio e da falta de alguns dados importantes nos convites de formaturas das turmas anteriores.

Para saber mais detalhes, entre em contato com a coordenação do curso.

Como Funciona um Diferencial

Este vídeo da Chevrolet  é antigo, mas muito interessante, pois descreve de forma detalhada o funcionamento de um diferencial.

Os carros que aparecem são todos da década de 20 ou 30, mas o equipamento continua a utilizar o mesmo princípio até os dias atuais, com diversas evoluções tecnológicas, é claro, tanto no que diz respeito aos materiais utilizados, cada vez mais leves e menores, como nas soluções empregadas para ganhar mais eficiência.

De qualquer forma, nem que seja para conhecimento histórico, vale a pena conferir como eram feitos os filmes para a área automotiva naquela época.

20 de mar. de 2011

Projetos de 2006 a 2010

Estes foram os projetos de 2006 a 2010. Muitos foram conquistados e outros ainda estão por ser alcançados. É com muita alegria que vemos nosso caminho sendo calçado na rocha. Temos consciência de que estamos pavimentando uma estrada na qual os que vierem depois de nós não precisarão mais desbravar. Terão sim, a missão de, cada vez mais, ampliar essa auto-estrada do conhecimento, amizade e profissionalismo. Em breve publicaremos os projetos para 2011.
Clique para ampliar.

Práticas de Laboratório

Aqui estão algumas imagens de práticas de laboratório feitas pelos alunos do CTA. Estas fotografias já foram feitas há algum tempo, mas logo atualizaremos com novas imagens, pois foram adquiridos pelo curso muitos outros equipamentos e dispositivos.São dois laboratórios: dinâmico e estático. No dinâmico, temos uma oficina completa, com praticamente todos os equipamentos necessários para fazer diagnósticos e reparos em veículos automotores. Já no estático, contamos com diversos motores, transmissões, diferenciais, suspensões, componentes elétricos/eletrônicos e muitos outros dispositivos usados nas aulas práticas. 

Programa do Curso

Esta é uma descrição do programa do curso, contendo os objetivos, competências, matriz curricular e fluxograma. Assistindo a apresentação abaixo, você terá o panorama geral do que é o Curso Técnico Automotivo da Fundação Liberato.

Além desse post, criamos uma página própria para o programa, cujo link encontra-se na barra superior do blog. Essa página tem mais documentos para consulta e será atualizada em breve.

Programa do Curso

Clique para ver a apresentação.

Ciclo Otto em Animação 3D

Nesta animação podemos ver com riqueza de detalhes como funciona os quatro tempos do ciclo Otto de um motor a combustão interna, ou seja, da grande parte dos motores existentes hoje no mercado.

É interessante observar a precisão em que cada ciclo ocorre. O que mais chama atenção neste video especificamente é a representação da mistura em azul quando proveniente do coletor de admissão e da queima saindo pelo coletor de escapamento na cor vermelha.

A perspectiva de baixo para cima quase no final da animação nos dá uma idéia bem realista do que acontece dentro do bloco.

Dica de Programa de TV

Para quem de gosta carro de alta performance, aí vai uma dica de programa de TV: o canal a cabo Nat Geo está transmitindo uma série de documentários chamada de Mega Máquinas.

Nela, mostra-se como são fabricados vários dos melhores e mais caros automóveis do mundo. Marcas como Ferrari, Lamborghini, Porsche, Rolls Royce, Dodge, Maserati, Audi, Mercedes Benz, BMW, entre outras, abrem suas fábricas e mostram o processo de fabricação de alguns de seus modelos.

Vale a pena assistir, sobretudo porque revela a alta tecnologia aliada à tradição artesanal de algumas marcas, para que possamos entender por que certos carros acabam virando lendas. É o caso das linhas laterais do Rolls Royce, que mesmo com toda automação, ainda é pintada à mão pelo mesmo funcionário há vários anos.

Montagem completa de um motor em 3D

Essa animação é bem mais completa do que postamos abaixo. Trata-se de um motor de 4 cilindros com duplo comando de válvulas. É interessante observar que podemos ver todas as peças sendo encaixadas, inclusive os parafusos.

Olhando assim, até parece fácil montá-lo não é mesmo? O fato é que, quem gosta mesmo de carro e mecânica já fica entusiasmado para sair por aí desmontando o primeiro motor que vê pela frente. Contudo, lembre-se da máxima repetida pelo Prof. Ernesto nas aulas: "demolir é fácil, 'molir' é que é complicado".

Animação em 3D da montagem de um motor V8 Chevrolet

Essa animação foi muito bem feita e mostra em detalhes, de forma bem didática, como é a montagem desse magnífico V8 Chevrolet. 


Assuntos Abordados no Curso

Esta apresentação mostra de forma sintética os assuntos estudados pelos alunos ao longo do curso. Este material foi elaborado pelo Coordenador do CTA, Professor Solimar Mário Miranda Fonseca. Pela diversidade e quantidade de slides, fica claro que o curso aborda de forma generalista toda área automotiva, tendo como objetivo formar um profissional técnico, capaz de reconhecer e atuar em uma infinidade de tarefas. 

17 de mar. de 2011

Conheça o blog do Curso Automotivo

Começamos hoje a utilizar este espaço para publicação de notícias, recados, eventos e materiais pertinentes ao curso. Nossos leitores serão, esperamos, não só nossos colaboradores e alunos, mas também o público externo à Fundação Liberato.

Nosso foco é essencialmente a área automotiva, no entanto, matérias relevantes aos leitores do blog também poderão ser publicadas aqui. A ideia é criar um ambiente para buscar informações sobre o curso, as disciplinas ministradas, o campo automotivo e desenvolver, diante desses conhecimentos, algumas discussões e interações entre os leitores.

As postagens serão feitas pelos professores, auxiliares de ensino e estagiários, todavia, os alunos matriculados no curso automotivo poderão solicitar que seus materiais sejam postados, bastando para isso enviá-los por email. Salientamos que qualquer material que não seja de autoria própria precisa da autorização do autor para ser publicado.

Nossos tópicos estão abertos a comentários e esperamos sua participação. Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação, entre em contato conosco.

Seja bem-vindo ao blog do Curso Técnico Automotivo da Fundação Liberato.