28 de abr. de 2011

Carro antigo causa alvoroço no laboratório automotivo









Oldsmobil Toronado V8 1979,de propriedade do ex aluno da turma de1990 da mêcanica, Marco Fink da cidade de Dois Irmãos RS ,chamou a atenção de quem passava e dos próprios alunos do curso.O carro foi importado dos EUA pelo Marco a mais ou menos um ano,e está no laboratório para realizarmos reparos no sistema elétrico.

27 de abr. de 2011

Elias Azevedo faz história no Automobilismo






















Elias Azevedo entrou para história como o primeiro piloto a ganhar a Audi DTCC, a primeira categoria automobilística exclusiva da marca Audi no planeta. 

A poliposition conquistada por Elias nos treinos classificatórios durou até a primeira curva, quando José Mario Castilhos tomou a dianteira. A duelo entre os dois pilotos, mais experientes que os restante do grupo, durou até a bandeirada 27 minutos depois. 

Faltando três voltas para o final da prova, Azevedo ultrapassou Castilhos em manobra ousada no S ao final da reta dos boxes e se consagrou campeão.

Confira o resultado da primeira corrida:
1-) Elias Azevedo – 17 voltas em 27min57s845
2-) José Mario Castilho – a 0s578
3-) Matheus Maccari/Ricardo Mantovani – a 23s061
4-) Décio Rodrigues – a 27s262
5-) Idenis de Souza – a 31s612
6-) Wagner Amorim – a 44s472
7-) Henry Visconde – a 1min10s397
8-) Dionon Cantareli – a 1min10s899
9-) Ricardo Landi – a 1min11s115
10-) Daniel Prado – 1min11s641
11-) Geciel Andrade – a 1min12s057
12-) Adolpho Rossi – a 1min23s248
13-) Dennis Rolim – a 1min24s422
14-) Rogerio Wehmuth – a 3 voltas
15-) Daniel Daroz – a 4 voltas
Melhor volta: José Mario Castilho – 1min36s663 – média de 137,612 km/h

22 de abr. de 2011

Desmontagem e Montagem de um Jeep

Se conseguirmos um Jeep como esse do video para o CTA, poderíamos fazer uma prova de desmontagem e montagem nas Olimpíadas Automotivas.

Comercial da Linha Chevrolet Americana de 1965

A lenda do Fiat 147

"Eles fizeram o pior acabaram com o Simca Chambord"

"Nem Gordini, nem Ford, o bom é o Simca Chambord", assim resumiria Marcelo Nova da banda Camisa de Vênus o sucesso que o Simca fez na época em que foi fabricado no Brasil (1959-1967).

Ao volante de um desse belos automóveis, ninguém poderia chamar carro nacional de carroça. O pouco tempo de fabricação faz com que seja raro ver um desses exemplares nas ruas. Os poucos que restaram, geralmente estão em muito bom estado e nas mãos de colecionadores o que eleva seu preço às alturas. O difícil é achar alguém que queira vender.

Separamos algumas imagens desse famoso veículo nacional que fez história e deixou muita gente com saudades como os rockeiros do Camisa de Vênus, que fizeram até a música que você confere abaixo.


View more presentations from Automotivoliberato.


SIMCA CHAMBORD - CAMISA DE VÊNUS

15 de abr. de 2011

Professor Thiago é entrevistado no Patrola

O Professor Thiago Gonçalves Fernandes do CTA foi entrevistado no programa Patrola da RBS TV. Foi no IV Motorshow da UFRGS, encontro de carros antigos que ocorreu no último sábado, dia 09.

Tiago participou do encontro levando um Ford Modelo A - 1929, que pertenceu ao seu avô.

Confira a entrevista completa clicando aqui.


Mercedez-Benz e Bosch fazem parceria para produzir transmissões elétricas

A Mercedes-Benz/Daimler, assinou um contrato com a fornecedora de peças automotivas Bosch. O objetivo é expandir a sua parceria de longa data e cooperar no desenvolvimento e produção de transmissões elétricas que serão usadas em uma série de novos modelos de automóveis.
As duas gigantes do setor assinaram uma carta de intenções e iniciaram as negociações para estabelecer uma joint venture meio a meio. Ambas as empresas esperam que, através do agrupamento das suas competências, possam acelerar os avanços no desenvolvimento de transmissões elétricas, bem como realizar uma série de sinergias.

A Mercedes-Benz/Daimler  não será a única beneficiada com novos componentes eléticos. A Bosch também realizará vendas para outras montadoras. A pergunta é como fica a relação da Daimler com a fornecedora de peças ZF, rival da Bosch que, atualmente,   constrói motores elétricos e outros componentes relacionados para vários modelos da Mercedes-Benz híbridos como o S400 e o Duo ML450?

Veja as fotos do Mercedes-Benz SLS AMG E-Cell, totalmente elétrico. E no esquema em corte a diferença com o modelo impulsionado com motor a combustão. 





























9 de abr. de 2011

Fotos do IV Motorshow da UFRGS

Aqui estão as imagens do IV Motorshow da UFRGS. O Professor Thiago participou como expositor e o Coordenador do CTA, professor Solimar, esteve lá e registrou em fotos alguns dos belíssimos exemplares do encontro.

Estamos no Flickr

A partir de hoje podemos colocar fotos no Flickr. Já começamos organizando as fotos dos servidores do CTA. Estamos ainda fazendo as fotografias dos atuais professores e providenciando fotos de Coordenadores, Supervisores e Orientadores que não tinham sido tiradas na ocasião em que estavam em seus cargos. 

O Flickr também servirá para fotos de eventos, práticas de laboratórios, confraternizações, encontros e todo tipo de imagem que seja do interesse do curso. A vantagem é que estando no Flickr, as fotos não pesam tanto o blog e tornam a navegação mais fácil e rápida. 

Não deixe de conferir nossa galeria e se tiver fotos do curso que queira divulgar entre os colegas, entre em contato por email.


3 de abr. de 2011

Manual de Relatórios para estagiários

Este manual foi elaborado pelos Professores para facilitar a vida dos estagiários. Tem todas as dicas de como elaborar um bom relatório de estágio.Ficará disponível no menu Estágio, na barra superior abaixo do título do blog, pois é de grande ajuda para dirimir dúvidas.Clique em View on slideshare no canto inferior direito para ampliar a imagem. 

Fotos do Encontro de Fuscas































Inscrições abertas para o Grupo Vocal Liberato

2 de abr. de 2011

Estilo HoodRide: estética desleixada e boa mecânica































HoodRide é um estilo de automóvel rebaixado com aparência externa de velho ou danificado pelo tempo. Um bom exemplar desse estilo, inventado no Arizona (EUA) e adotado em vários países, tem a pintura desbotada pelo sol, enferrujada ou com partes de outros veículos.

Na sua maioria são VWs antigos: fuscas, kombis, Karmann Ghias... mas há também de outras marcas. A ideia é ter um carro o mais velho e feio possível, sendo que para isso o próprio dono pode dar uma ajuda ao tempo, com lixas ou removedores de tinta. 

O paradoxo neste caso é que a mecânica dos veículos é bem conservada. Se por fora, parece um carro abandonado, por dentro tudo funciona muito bem: motor, elétrica, componentes mecânicos, itens obrigatórios e de conforto. Aliás, os entusiastas deste estilo gostam de colocar o maior número possível de acessórios usados na época de fabricação dos veículos como: bagageiros de teto, retrovisores, antenas, faróis de neblina... O exagero fica por conta da suspensão rebaixada até o máximo possível.

Há também uma explicação filosófica por trás desse movimento. Segundo alguns proprietários, é a libertação do dono, ou seja, não ficam mais escravos do carro, zelando e cuidando de sua aparência impecável. Desta maneira é o carro que é o escravo e serve apenas para o uso e não para se idolatrar. 

Polemicas a parte, uma coisa é certa: se todos adotássemos o estilo, não precisaríamos mais de seguros para automóveis, IPVA, estacionamentos ou garagens. 

Para saber mais acesse o site: Rat Look Brasil e assista aos vídeo abaixo.




Comercial da MINI esbanja efeitos especiais


Esse comercial do modelo Mini Countryman, com vários efeitos de computação gráfica impressiona. Esse carinho já foi o mais popular na Inglaterra. Lançado em 1959, ele está para os britânicos, assim como o fusca está para os brasileiros.

Encontro de vw antigos

Galera, se não chover, amanhã (03/04/2011) tem encontro de fuscas na cidade de Portão-RS. As máquinas estarão reunidas na praça do chafariz. Venham!!!