12 de jul. de 2011

Os números impressionantes de Senna

Se teve um piloto que bateu todos os recordes de sua época, esse piloto foi o Senna. Analisando os números, percebemos que sua carreira foi impressionante. Dos 162 GPs que disputou, ganhou 41, ou seja, em média, ganhava uma de quatro corridas que disputava. Esteve em 80 pódios, ou seja, ia para o pódio a cada duas corridas em média. Fez 19 voltas mais rápidas, 610 pontos, 3 títulos mundiais nem dez anos de F1.

Não tem explicação racional para isso. Era o que diziam na época: "Prost é razão e Senna emoção". Ele levava todos os recordes, fez o maior número de polipositions em um campeonato, maior número de vitórias, melhores voltas, mais belas ultrapassagens. Ainda me lembro bem daqueles domingos de "pura emoção" e torcida. A cada ultrapassagem, a cada curva, a cada vitória com a lendária trilha sonora e a bandeira em punho tremulando, nos fazendo sentir, pelo menos naqueles momentos, orgulho de nosso país.



Veja o momento da conquista do primeiro campeonato mundial de Ayrton Senna da Silva. Depois de ter problemas com o carro na largada, Senna faz o carro pegar no tranco duas vezes e faz uma corrida de recuperação impressionante. Começa a corrida em 16º, mas acaba em 1º lugar, conquistando o GP de Suzuka e levando o campeonato de 1988. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário