22 de set. de 2011

Carros elétricos são destaque do Salão do Automóvel de Frankfurt



















Eletromobilidade é este ano o tema central da maior feira
automobilística do mundo. O Salão do Automóvel de Frankfurt, que abriu
suas portas nesta quinta-feira (15/09), traz, pela primeira vez, um
pavilhão inteiro dedicado só ao tema.

O espaço exibe estandes com produtos que abrangem todos os elos da
cadeia produtiva de um carro elétrico, e onde estão também empresas
cujos nomes são pouco conhecidos como fornecedoras da indústria
automotiva, mas que estão investindo muito em propulsão elétrica.

É o caso da multinacional Siemens, sediada em Munique. "Para nós é,
claro, uma grande satisfação poder estar de novo presente no Salão de
Frankfurt depois de muitos anos", disse o executivo Michael
Valentine-Urbschat, em entrevista à Deutsche Welle. Ele é diretor da
divisão de tecnologia de propulsão para carros elétricos da Siemens. A
gama de produtos de seu departamento inclui desde a propulsão elétrica
até a recarga de baterias, passando pela gestão inteligente de energia
e tráfego até a produção de energias renováveis.

Nova abordagem

Pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt, um pavilhão
inteiro é dedicado a produtos de toda a cadeia produtiva de um carro
elétrico. De acordo com o presidente da Associação da Indústria
Automotiva Alemã (VDA), Matthias Wissmann, essa é uma "nova abordagem
que apoia e complementa as soluções de mobilidade elétrica
apresentadas nos estandes".

Uma pioneira dessa indústria se alegra especialmente: a empresa alemã
de médio porte German E-Cars apresentou no último Salão do Automóvel
de Frankfurt, em 2009, um protótipo de seu carro elétrico. Ao
contrário da maioria dos grandes fabricantes de automóveis, o veículo
está pronto para produção em série e já encontra compradores
satisfeitos.

"Já há pessoas que usam nosso carro para fazer 100 quilômetros até o
trabalho, têm lá uma possibilidade de recarga e dirigem 100
quilômetros de volta para casa", diz Frank Laaber, diretor da German
E-Cars. Ele conta que um cliente já rodou 20 mil quilômetros com o
modelo "Stromos", que já vendeu cerca de 180 unidades desde julho do
ano passado. "E o proprietário diz que já não é um segundo carro e sim
o primeiro carro da família, porque ele só precisa do carro a gasolina
para viagens longas", disse Laaber.

A polícia de Dubai tem veículos elétricos
O Elektro-Smart, versão "elétrica" do famoso modeloA empresa de
E-Volution, de Berlim, está presente no pavilhão dos veículos
elétricos com o Jetflyer, um tipo especial de veículo elétrico.
"Basicamente, é uma moto de quatro rodas que não tomba", diz Andreas
von Heinemann, da distribuidora do Jetflyer. Quem inventou o veículo
foi um amigo dele, o austríaco Michael Ritt.

Ritt relata com orgulho o sucesso de vendas do modelo em regiões
distantes do mundo. "No mundo árabe os nossos veículos são muito
populares", garante, acrescentando que a polícia em Abu Dhabi e Dubai
usa o Jetflyer para monitorar o trânsito. "A onda verde também chegou
a Abu Dhabi. E os nossos clientes querem ser rápidos, flexíveis e
silenciosos no trânsito."

Baterias caras
O coração dos carros elétricos é a bateria, que ainda é bastante cara.
Até demais, segundo Roland Mueller, especialista em baterias de alta
tecnologia de íon lítio. "Você tem que sempre considerar a economia de
escala, ou seja, se você produzir maiores quantidades, o preço
automaticamente baixará", diz. "Também devemos encontrar caminhos de
produção mais rentáveis e efetivos", acrescenta Mueller. "Não existe
ainda uma produção em massa", justifica.

A Evonik é uma prova de que muitas companhias estranhas ao ramo também
apostam na eletromobilidade. Especializada em produtos químicos
especiais, a Evonik está de olho na indústria automotiva. "Cerca de
10% do nosso faturamento total vem para aplicações automotivas:
baterias, plásticos e aditivos diversos. Também a tinta do veículo
contém ingredientes nossos", enumera o diretor da empresa, Klaus
Hedrich.

Assim como outros expositores, a Evonik espera ampliar o faturamento
com os carros elétricos. Já Laaber, da German E-Cars, vai além.
"Queremos mostrar aqui e agora que estamos, na Alemanha, a caminho da
liderança de mercado na área de veículos elétricos".


Por Deutsche Welle - DE

Nenhum comentário:

Postar um comentário