16 de set de 2011

Saiba a diferença de performance da gasolina brasileira: Podium x Aditivada x Comum




O texto a seguir constitui-se de material técnico da própria petrobrás:
A PETROBRAS Distribuidora S/A tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.
Em atendimento à sua consulta, informamos que a nossa gasolina PODIUM é uma gasolina com classificação Premium, porém com qualidade superior. Possui octanagem mínima de 95 octanas (IAD - Índice Antidetonante), baixa formação de depósitos, baixo teor de Enxofre (máximo de 30 ppm) e, praticamente, é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Tem coloração alaranjada, e tem odor característico. Ela oferece um sensível aumento de desempenho em motores com taxas de compressão superiores a 10:1. A tendência para o consumo é de que ele permaneça constante. Em motores com taxas de compressão inferiores a 10:1, o benefício obtido será o da limpeza interna do motor.
As gasolinas de alta octanagem permitem a obtenção da toda a potência de projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas de compressão, beneficiando-se com este tipo de gasolina.
O seu uso contínuo permite que o motor permaneça limpo (hastes e sedes das válvulas, sistema de alimentação de combustível, etc.) ocasionando uma maior vida útil do conjunto.
Tem validade de até seis meses, nos tanques dos automóveis e motocicletas, sendo que as outras gasolinas, dentro de 60 dias, começam a perder suas propriedades, formando goma.
Se normalmente não se utiliza uma gasolina Aditivada ou de alta octanagem, recomendamos fazer um abastecimento progressivo aproximadamente de 10 em 10% da gasolina Podium, para evitar que devido a sua alta capacidade de limpeza, ela arraste algum depósito deixado pela gasolina comum, causando algum problema.
Eis as octanagens das nossas gasolinas:

A gasolina Comum possui:
· Octanagem MON = 80 octanas 
· Octanagem IAD > 87 octanas 
· Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Aditivada possui:
· Octanagem MON = 80 octanas 
· Octanagem IAD > 87 octanas 
· Octanagem RON > 94 octanas
A gasolina Premium possui:
· Octanagem MON = 85 octanas 
· Octanagem IAD > 91 octanas 
· Octanagem RON > 97 octanas
A gasolina Podium possui:
· Octanagem MON = não especificada
· Octanagem IAD > 95 octanas
· Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)
A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD. O primeiro avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação. O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação e o IAD é a média dos resultados RON e MON.
Há uma quantidade mínima de octanas que deve estar presente na gasolina, a gasolina comum e a aditivada devem ter no mínimo 87 octanas, a premium 91 octanas e a podium 95 octanas.
A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum com alguns aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível da moto ou carro (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor).
Já as demais gasolinas do tipo premium, pódium, V-power, possuem aditivos considerados secretos e que acabam aumentando a octanagem , trazendo vários benefícios para o motor, entre eles alguns que possuem agentes redutores de atrito que ajudam a diminuir o desgaste de várias peças do motor, carburador e injeção.
Em geral as gasolinas de maior octanagem são recomendadas para motores que possuem alta taxa de compressão (acima de 10:1)
Ao contrário do que muita gente pensa esses tipos de gasolina não aumentam a potência do motor, eles simplesmente fazem com que o motor funcione com a máxima eficiência.
O que determina a potência de um motor é o seu projeto, o combustível somente irá ajudar a acordar os cavalinhos.
Essas gasolinas também limpam totalmente o sistema de admissão, cabeçote, válvulas, removendo resíduos de carvão, facilitando a combustão e proporcionando melhora no consumo de combustível em torno de 4%, mas essas gasolinas não fazem milagres, o resultado é percebido após o terceiro ou quarto tanque.

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