11 de mar de 2013

Curso Básico de Fotografia













































OBJETIVO 
Identificar os princípios da câmera fotográfica, seus principais mecanismos técnicos e operacionalizar seus usos integrados para formação da imagem. Apontar os principais elementos da linguagem fotográfica (luz, profundidade de campo, foco, enquadramento, composição, cor, momento decisivo, etc) e sua inter-relação com os elementos técnicos (tipos de lentes, tempo de exposição, velocidade do obturador, abertura do diafragma, ISO, etc). Compreender os elementos estéticos, técnicos e sociais implicados no processo de construção das imagens fotográficas, bem como a diferença entre fotojornalismo, fotodocumento, foto publicitária, foto arte, etc. 

PÚBLICO-ALVO 
Alunos do Curso Técnico de Design e comunidade em geral que tem interesse em fotografia.  

MATRÍCULA
Até 23/05/2013 na APM - Liberato, das 8h às 21h mediante o pagamento da primeira parcela, a apresentação do comprovante de residência e cópia do RG e do CPF (se menor de idade, apresentar documentos do pai/mãe ou responsável). Endereço: Rua Inconfidentes, 395 – bairro Primavera – Novo Hamburgo/RS – Fone: 3584-2029.  

NÚMERO DE VAGAS 
O número de vagas oferecidas será limitado. 

INVESTIMENTO 
Alunos e ex-alunos da Fundação Liberato/UERGS – 2 parcelas de R$ 70,00. Demais interessados – 2 parcelas de R$ 85,00. Os pagamentos parcelados serão através de cheques pré-datados ou boletos bancários (custo do aluno). À vista terá 5% de desconto. 

CALENDÁRIO E HORÁRIO DAS AULAS  
As aulas ocorrerão, aos sábados no turno da manhã, das 8h30 min às 12h30min, nos dias 25 de maio, 08, 15, 22 e 29 de junho. 

PROGRAMA 
– Os elementos da linguagem fotográfica, operações básicas de câmera fotográfica, a diferença entre fotografia analógica e digital; – Os tipos de câmeras, tipos de lentes, guia de equipamentos, como fazer boas fotos com equipamentos limitados, técnicas fotográficas avançadas; – A importância da luz para a fotografia, noções sobre iluminação de estúdio, foto ao ar livre e uso do flash, tipos de arquivos, formas de armazenagem, dicas de edição de imagem e programas de edição; – Como fazer retratos, fotografia de eventos, fotografia de paisagem e foto artística, tipos de suportes para apresentação e a escolha adequada do tamanho do arquivo; – Os diversos ofícios que envolvem fotografia, a ascensão da imagem fotográfica no mundo digital, noções sobre manipulação de imagens digitais, a fotografia como matéria prima para o designer, dicas para quem quer se profissionalizar, sites e bibliografia sobre fotografia. 

DOCENTE 
Marcelo Salcedo Gomes: Fotógrafo, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Fotografia Instrumental (Unisinos, 2011), Mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos, 2012) e doutorando em Mídias e Processos Audiovisuais (Unisinos, 2013). 

OBSERVAÇÕES 
(1) É desejável que cada participante traga seu próprio equipamento, podendo ser amador (câmeras compactas digitais, celulares ou analógicas compactas de filmes), semi-profissionais ou profissionais (analógicas ou digitais), pois será ministrada uma visão geral de como aproveitar o máximo de cada equipamento. 
(2) Serão realizados exercícios práticos no decorrer dos encontros.  
(3) A Fundação Liberato reserva-se o direito de certificar somente quem obtiver 75% da frequência e desligar quem não apresentar comprometimento e postura adequada durante o curso.  
(4) A Fundação Liberato reserva-se o direito de cancelar o curso caso não ocorra o número mínimo de matrículas para o equilíbrio econômico do mesmo, nesse caso, devolverá integralmente os valores pagos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário